Bar do Kanashiro





Reduto unespiano por excelência! Extensão do Câmpus da Unesp de Marília! Um ícone referencial de todos que passaram um dia pela Faculdade de Filosofia e Ciências. Antigo território da Unimar, Universidade de Marília, foi tomado pelos unespianos nos idos 90. Em passos tímidos, a "turma do funil" foi conquistando o espaço e de antigo território inimigo, transformou-se em nosso baluarte. O bar é dirigido pelo simpaticíssimo Eduardo Kanashiro, um samurai dos trópicos. Era só adentrar o botequim, para ouvir do velho Kanasha, a célebre frase: vai uma tubaína sem gelo? Muitas dissertações e teses foram concebidas em suas mesas. Discussões acaloradas e inflamadas pela volúpia etílica dos unespianos agitavam o entardecer mariliense. Recordo perfeitamente de um debate efervescente que adquiriu ares de tribuna. Discutíamos se o futebol do Garrincha era arte ou não. Quem passava por perto se assustava com a intensidade da contenda. Tragicômico! A profusão de cheiros, cores e sabores permanece na minha memória. O cheiro do saboroso bolinho de carne continua vivaz nas minhas lembranças. Saudades desse lugar encantador e de ti, Marília!

Excerto da Lira I: Marília de Dirceu

Tomaz Antonio Gonzaga

Os teus olhos espalham luz divina,
A quem a luz do Sol em vão se atreve;
Papoula, ou rosa delicada, e fina,
Te cobre as faces, que são cor de neve.
Os teus cabelos são uns fios d'ouro;
Teu lindo corpo bálsamos vapora.
Ah! não, não fez o Céu, gentil Pastora,
Para glória de Amor igual tesouro.
Graças, Marília bela,
Graças à minha Estrela!"

Comentários

  1. Gusta!!! Seu blog está mesmo à sua imagem e semelhança... rs! Li há uns 10 dias, senti mesmo falta do Kanashiro! Ótimos momentos... Bjos

    Priscila [priscilaohira@gmail.com]

    ResponderExcluir
  2. ‎Gustavo Correa Barreto, eu chorei! Q lindo o texto! Vieram as partidas de xadrez, a tubaína, a minha enorme conta do kanasha, o monte de trecos que ele "encomendava" para mim, os amigos, as teses, as monografias, as dissertações, as brigas, os namoros, as traições e os casamentos que sairam daquele espaço. Nossa, o Kanasha é sim a síntese da Unesp de Marília. Adorei ver toda a sua turma na fotinho.Puta saudade! Bjo para todos unespianos que entrarem aqui...

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Que saudade boa você nos fez sentir. Reconheci a galerinha da foto. Deu uma vontade de voltar no tempo, nem que fosse só um pouquinho, pra reviver tempos tão bom. ah, e que saudade do bolinho de carne...Unesp sem Kanashiro não é Unesp!

    ResponderExcluir
  4. Uma das primeiras coisas que fazia quando voltava a Marília, após formada, era marcar com quem estivesse por lá pra tomar umas no Kanasha. E lá vem o Eduardo te receber e lembrar de você na hora! Só faltava falar o sobrenome e ano de formada! Será que aquele painel com algumas fotos lendárias ainda está lá?

    ResponderExcluir
  5. Gustavo...

    Vi seu blog lá no trabalho. Passei o maior carão... Quando vi a foto de Marília quase chorei! Ou melhor, chorei mesmo... E a minha sala é um aquário. Todo mundo que passa no corredor, me vê!
    Muito bom seu blog! Mas que dureza fazer esse trabalho de campo, essas pequenas observações de lugares pitorescos, heim!!!
    Precisamos marcar um "sacrifício" desses!
    Saudades!!!

    Bjoss!!!

    Karina Heidrich

    karinaheidrich@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui temos o registro paleontológico de uma era inesquecível! Estes intelectuais nos receberam com todo respeito possível e nos ensinaram a trilhar um caminho muito importante: A descida da FFC para o Kanashiro.

    André Psiconáutico
    https://www.facebook.com/andre.psiconautico#!/andre.psiconautico

    ResponderExcluir
  7. Tive muita sorte o ano que entrei na Unesp realmente vivíamos o kanasha, intensamente...música, poesia, filosofia( de bar e além), discursos marxista, trotkista, amores, risos, lágrimas, turbilhão de sensações!!! Tinha até 48 horas, pena foi o ultimo ano do 48 horas!!
    Conheci pessoas incríveis que guardo com muito carinho...

    Angela

    ResponderExcluir

Postar um comentário