Bar dos Artistas



Localizado na região central de São José dos Campos, mais precisamente no Mercado Municipal, o "Bar dos Artistas" respira e pulsa a história joseense. O quinquagenário botequim é ponto obrigatório de todos que circulam pelo Mercadão. O conceito marxista de luta de classes está representado simbolicamente no bar. O bar ocupa duas travessas do Mercado e cada travessa é constituída por uma classe. A burguesia é representada pela ala da Diretoria, o proletariado pelo excluídos. O público habitué, diga-se de passagem, caberia perfeitamente num romance de Dostoievski. Carregados de dramas, buscam o trago amargo, para aplacar a dor inevitável do cotidiano. Entrar no "Bar dos Artistas" é  voltar à "Belle époque"  joseense. A indumentária, o mobiliário, as fotos, enfim, tudo no bar é  uma volta ao passado. Sair do "Bar dos Artistas" é  um choque de realidade. Nostálgico! Tudo são reminiscências de uma São José que não existe mais. Sentar do lado do proletariado no bar é  tomar partido e lembrar do grande Mestre Lima Barreto: 

"Desinteressado de dinheiro, de glória
e posição, vivendo numa reserva de
sonho, adquirira a candura e a pureza
d'alma que vão habitar esses homens de
uma idéia fixa, os grandes estudiosos, os
sábios, e os inventores, gente que fica
mais terna, mais ingênua, mais inocente
que as donzelas das poesias de outras
épocas.
É raro encontrar homens assim, mas
os há e, quando se os encontra, mesmo
tocados de um grão de loucura, a gente
sente mais simpatia pela nossa espécie,
mais orgulho de ser homem e mais
esperança na felicidade da raça".




Comentários

  1. Excelente texto meu caro companheiro botequeiro. O Bar dos Artistas deve ser tombado como patrimônio material e imaterial de nossa Sanja. Ainda tem o pé de galinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Daniel! Além, evidentemente, do famoso pé de galinha, esqueci de mencionar a clássica corneta. Toda vez que alguém deixa uma "caixinha", a antológica corneta é acionada e entra em ação.

      Excluir
  2. Depois de anos vivendo aí em Sanja, vc já deve fazer parte da diretoria, não? Ou deve fazer 'questã' de frequentar a classe dos excluídos! rs
    Interessante tbm a gama dos quitutes: jiló, batata, fígado...tudo tão apetecível na estufa...
    Rita Salmaso

    ResponderExcluir
  3. Como é maravilhoso ser lembrado ,principalmente no bar dos artistas . abraço Stellet.

    https://www.facebook.com/#!/ronaldo.stellet

    ResponderExcluir

Postar um comentário