Desce a saideira


O que será, que será? Que estão falando alto pelos botecos?

Caro Chico, falamos alto pelos botecos, discutindo uma das grandes instituições brasileiras: a eminente saideira.

"Eu não vou tomar mais saideira/segunda-feira/tenho que ir trabalhar/estou nessa a semana inteira/se eu tomar mais um copo/só mesmo de maca vão me retirar".

A saideira é um patrimônio imaterial e está intrinsecamente incorporada ao nosso imaginário.

Sem blasfemar, caro hermano da Unesco. Pelo tombamento já!

Corretíssimo, meu caro João Nogueira. "João, o bloco sai queira ou não queira/e a gente toma a saideira/depois que a saudade desfilar".

A saideira ou a caideira, como muitos dizem, fica melhor ainda naqueles botequins, também chamados de último gole.

No livro "Manual de sobrevivência nos butiquins mais vagabundos, Moacyr Luz ilustra bem o espírito da saideira: "A verdadeira saideira começa ao meio-dia, quando você sente no primeiro copo que aquele dia promete. Ela desce fazendo carinho na garganta, sem voltar uma gota no nariz - a espuma chegou inteira no fundo do chinite - e, antes de pedir o segundo, aparece o amigo íntimo, que resolveu emendar na segunda o feriado da sexta".

A saideira é sempre ad infinitum e ainda, de acordo com o Mestre Moa, "inclui água no sapato, porta arriada e o dono distribuindo chope por cima do barril, pouco se lixando se alguém vai pagar, se os garçons estão com o nome da mãe na boca do sapo, se a morena resolveu entrar no banheiro masculino..."

E para fechar a conta hoje, a saideira fica por conta de um amigo, conterrâneo meu, que depois do último gole, pediu solenemente ao dono do botequim:

- Por gentileza, meu caro, marca na minha conta.

- Não marcamos mais, precisa acertar a conta já.

- Não marca? Então decora.

Pois é, Chico, "eu bato o portão sem fazer alarde/eu levo a carteira de identidade/uma saideira, muita saudade/e a leve impressão de que já vou tarde".

E você, caro PPP, qual a saideira de hoje? 

Curtam no Facebook a nossa Fan Page:
https://www.facebook.com/papopetiscoepinga

Comentários

  1. Mais uma na qualidade de sempre. Citar Moacir Luz sempre confere mais qualidade ao texto e pertinência ao tema proposto. By the way,acidentalmente ou não "Desce a saideira" é um ótimo título de samba, não é ? Fica aí uma sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mestre Luiz! Excelente sugestão! Falando nisso, precisamos terminar o samba.

      Forte abraço

      Excluir
  2. A saideira vai ser em casa mesmo! As vezes é bom já que não tem hora pra ir pra sair nem conta alta pra pagar, depois de algumas horas você bate um papo com quem tiver ali pra ouvir: cadeira, tv, rádio, sofá...

    ResponderExcluir
  3. Com este friozinho a saideira será em casa. Lembrando o Petruquio a saideira nunca tem fim! abr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bela lembrança, Dê! Petruco, rei da saideira. Saideira ad infinitum!

      Beijo

      Excluir
  4. A saideira com os amigos é a melhor. Não tem hora prá acabar. A saideira com a família é a mais comportada. A saideira com a namorada, ah essa tem que ser especial!
    A minha de hoje será no Bar do Coronel!
    Abr
    Luíz (Zinho)

    ResponderExcluir

Postar um comentário