São, São Paulo


Feriado, dia 1 de maio, momento oportuno para colocar a casa em ordem.

"Lerê, lerê, lerê, lerê, lerê".

O teórico da organização, Frederick Taylor, puxou-me pelos pés na cama e decretou o desenlace da minha vadiagem. 

Resolvi dar o pontapé inicial da faxina, justamente, no meu parco acervo musical.

A empreitada exigiu um som ambiente, e lá fui eu à procura de uma boa música, para lavar a casa e, sobretudo, a alma.

Escolha feita, agora era só colocar a agulha do devaneio para rodar o vinil da imaginação.

"São, São Paulo, meu amor/ São, São Paulo, quanta dor".

Salve, salve Tom Zé! O baiano mais paulistano da MPB.

Pedi a benção ao genial músico de Irará, e fiquei com o utensílio doméstico espalhando a melodia pelo lar, doce lar.

Nisso, um belo pássaro chilreou na janela e deu asas à minha indolência. Esqueci completamente dos afazeres domésticos e fiquei matutando com os meus preguiçosos botões.

Quantas músicas foram compostas, por geniais artistas, para homenagear cidades?

"Santo Antonio foi demitido/dos Ministros de cupido/armados da eletrônica/casam pela TV/crescem flores de concreto/céu aberto ninguém vê/em Brasília é veraneio/no Rio é banho de mar/o país todo de férias/e aqui é só trabalhar/porém com todo defeito/te carrego no meu peito/São, São Paulo, meu amor/São, São Paulo".

Tom Zé compôs essa bela música, para homenagear São Paulo, e muitos outros fizeram o mesmo, seja para São Paulo ou outras cidades fantásticas, mundo afora.

E você, meu caro PPP, nos embalos de sábado à tarde, qual a canção que não desafina, e na sua melhor tradução, representa a sua cidade?

Curtam no Facebook a nossa Fan Page:
https://www.facebook.com/papopetiscoepinga

Comentários

  1. Uma cancao que represente minha cidade especificamente, nao me lembro agora, mas há uma que representa a minha meneirice barroca, ainda mais estando aqui pela europa. Combina bem!
    "Por que vocês não sabem do lixo ocidental?
    (...)
    Eu sou da América do Sul
    Eu sei, vocês não vão saber
    Mas agora sou cowboy
    Sou do ouro, eu sou vocês
    Sou do mundo, sou Minas Gerais"
    (Música: Para Lennon e McCartney)

    Abracos, Elizete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elizete!

      Uma das belas cancoes sobre Minas Gerais. Belo registro!

      Beijo

      Excluir
  2. Tanta música maravilhosa de lugares, como a maravilhosa "Clube da Esquina n.2" e "À Palo seco", não que o blues não seja bom mas me veio esta na cabeça:
    "Tenho vinte e cinco anos de sonho e
    De sangue e de América do Sul.
    Por força deste destino,
    Um tango argentino
    Me vai bem melhor que um blues." (Belchior)

    E bem alto pra faxina ficar leve.

    ResponderExcluir
  3. Sampa do Caetano representa bem o meu amor por esta linda capital, Aquele abraço do Gil o Rio de Janeiro e uma que marcou a minha vida qd morei fora foi Cajuína, novamente na voz do Caetano.
    "Existirmos: a que será que se destina?
    Pois quando tu me deste a rosa pequenina
    Vi que és um homem lindo e que se acaso a sina
    Do menino infeliz não se nos ilumina
    Tampouco turva-se a lágrima nordestina
    Apenas a matéria vida era tão fina
    E éramos olharmo-nos intacta retina
    A cajuína cristalina em Teresina".

    Paulo Castro.

    ResponderExcluir
  4. "Amo São Paulo, amo Paulista...oh, ohhhh"
    Perfect.
    Túlio/Piracicaba.

    ResponderExcluir

Postar um comentário