Ledo (Ivo) engano

Atire a primeira pedra nesse pobre cronista, quem nunca caiu num ledo (Ivo) engano.

Mais uma vez, mil perdões pelo trocadalho do carilho, como já alertava o grande escriba Reinaldo Moraes.

"Tente passar pelo que estou passando/tente apagar este teu novo engano".

Ainda embalado na cadência luizmelodiana, se oriente rapaz e não se iluda: "se inteire da coisa sem haver engano".

Episódio 1:
Paulo Lins e Mercearia São Pedro

Um elenco estelar reunido na Mercearia São Pedro. Teses, antíteses e sínteses etílicas ad infinitum, defendidas exaustivamente na távola redonda.

O genial escritor Paulo Lins, do aclamado "Cidade de Deus", e mais alguns comensais ocupavam a mesa contígua.

Pois bem, cenário descrito, vamos direto ao assunto.

Chega de nhem-nhem-nhem -- brada mais uma vez o cabra da Sorbonne, sentado ao lado e degustando, com um biquinho peculiar, um vinho francês.

Percebo que o Paulo Lins, depois de algumas idas ao banheiro, me observa com um olhar esguio.

Ele te conhece? -- indaga aos berros, a trupe brancaleônica.

Bem ao estilo "Forrest Gump", invento mil histórias sobre a relação, digamos fraternal, com  o escritor e tome bravata. Cafés literários, debates acadêmicos e tome bravata. Contendas fecundas, resenhas em periódicos e tome bravata.

Depois de gastar toda minha lábia falaciosa, levanto-me e cruzo com o escriba. Paulo Lins, todo cortês, cumprimenta-me solenemente.

De calças curtas, eu e a minha grandiloquente picaretagem, escorregamos num labirinto intrincado.   

- Oi Xico, tudo bem? Prazer! -- manifesto o meu apreço e reverência, trocando as bolas.

Xico??? -- indaga o leitor, descrente do meu ato falho.

Pois é, caros PPP's, depois de tantos feitos e epopeias, narrados aqui por esse reles cronista, -- ínfimo aprendiz de Pedro Malasartes -- que acabei pronunciando o nome errado.

Trocando em miúdos: buscando o equilíbrio, após esse pequeno acidente de percurso, restou-me apenas um haikai chinfrim.

O meu pobre plano, insano, desaguou, carcamano, num ledo e ivo engano.

Curtam no Facebook a nossa Fan Page:
https://www.facebook.com/papopetiscoepinga

Comentários

  1. Como sempre sua crônicas sintéticas,bem humoradas,carregadas de referências literárias,musicais,e outras da vida cotidiana brasileira,nos divertem bastante.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Eita laiá!! Boa, Felipe!

      Tudo potencializado pela mardita...hehe...

      Excluir
  3. Todos sabem dos meu sósias pelo mundo ,sem ledo nem ivo ,não me engano ,meu coração é corintiano,mas dá ultima vez sai correndo pois não agradei a uma torcida inteira onde meus eu partiram pra cima de mima. todos sabem joguei no Corinthians,cantei no Carnegge Holl e participei de muitos filmes e novelas ,mas quando bebo tenho amnésia ..esqueço o texto .. aí ..ou corro ou levo porradas..é assim nesse mundo sem fim sigo me escondendo desses muitos de mim..

    ResponderExcluir

Postar um comentário