Gastão Vidigal: Parte 4


Eu sei. Só de oiá a sua mão, eu percebi. Se ocê tivesse zóio pelado, eu ia ficá com medo. Ia falá que ocê ia me rapelá. Eu sei de longe quem é matreiro.
Buk riu, inadvertidamente, e perguntou para Bento:
Desculpe-me a indiscrição, mas quantos anos o senhor tem?
Si arreie di pirguntá nada não. Tenho noventa e quatro anos.
E toma uma cachacinha ainda?
Só um tiquinho por dia.
Poxa vida, está muitíssimo bem.
Eu sou da linhage do ébano. Aquela madeira africana: preta e rija. Não invergo fácil, doutô.
Que saúde. Maravilha!
Bento Preto tirou do bolso da calça um saquinho plástico, com fumo de corda e palha de milho. Puxou da bainha o canivete e preparou o cigarro. Nisso, três crianças entraram assustadas no bar. Estavam brincando no terreno baldio, ao lado do boteco, e depararam-se com uma cobra.
Pediram ajuda para João Porva. O taberneiro, consternado, pediu ajuda para Bento Preto.
Bento Preto foi até à bicicleta e pegou um saco, que estava dentro de um embornal feito de retalhos. Caminhou, serenamente, para o terreno. Parou no meio do percurso e se benzeu. Fez o sinal da cruz e avançou em direção à cobra.
Aproximou-se do réptil e fez sinais com as mãos, balbuciando palavras indecifráveis. A jararaca de dois metros de comprimento ergueu-se e Bento Preto a pegou com as mãos. Guardou-a no saco e amarrou as pontas com um barbante branco. Levou o saco até o bar, assustando os frequentadores, que correram em retirada.
Bento Preto fez a solicitação que não matassem a cobra.
Leva ela e sorta na rebarba, perto do corguinho lá de baixo – advertiu Bento.
Velho Buk, atônito, assistia a cena, perplexo. Bento Preto lavou as mãos e voltou ao local de origem. Não tocaram no assunto.
O viço do ipê, atrelado à figura mística de Bento Preto, trouxe à tona, novamente, a questão da religiosidade. O Velho lembrou-se do terço e da cerimônia de congraçamento com a terra.
O carisma de Bento ouriçou Buk.

Comentários

  1. Grande Gustavo, a saga está ficando legal...li as quatro partes todas de uma vez...e já estou ansioso para ler a quinta hein...Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Legal a estória e as ilustrações tbm. Bjs!!!

    Meiri

    ResponderExcluir
  3. O Gustavo, quando continua a estória?.....rs
    Bjs!!!

    Meiri

    ResponderExcluir

Postar um comentário