Alpínia, uma flor amazônica: Parte 1



O conto "Alpínia, uma flor amazônica" está dividido em três capítulos, que serão publicados semanalmente.

Parte 1:

Se me perguntassem qual sentido definiria melhor o estado do Pará, sem sombras de dúvida, responderia o olfato. Aqui tudo é pautado, ou melhor, guiado pelo cheiro. Os odores sopram com violência as minhas ventas.

Desembarco em Santa Maria do Pará. Duas horas de distância de Belém. Exausto. Refuto qualquer possibilidade de descanso. São apenas trinta dias de férias. Necessito desbravar esse pedaço do Brasil varonil. Rio incessantemente. Brasil varonil! Parece estrofe de hino. Quanta estupidez! Reflexo de quem não dormiu na viagem. Blefe.

O dia alvorece serenamente. Ouço o canto dos pássaros em mais um momento de deslumbramento.

Cumpro todo rito familiar e depois me desenlaço a procura dos segredos peculiares da região. Todos na rua me fitam com um olhar de curiosidade. Lembro-me da frase proferida pela minha prima de seis anos de idade. “Você parece estrangeiro”. Pois é, pareço um estrangeiro no meu próprio país. Francamente, não sei exatamente o que ela quis enunciar. Sei que as palavras dela, afinal agora, fazem sentido.

Percorro toda cidade. Descubro uma profusão de cheiros, sabores, fragrâncias. Quero adentrar agora no âmbito das pessoas, navegar no âmago dos nativos.

Fico extasiado pela fragrância, pelo aroma que exala de tudo; das frutas, das comidas típicas, das pessoas. Humm...da mata, a floresta que persiste heroicamente ao desmatamento voraz dos fazendeiros. Para ser sincero, até dos fazendeiros emana um cheiro. Talvez um indício daquilo que é fétido. Podridão.

Peço uma cerveja numa taberna e tento captar cada nuance da rua. O som, que propaga num volume indesejável, entorpece os meus ouvidos. O caruru atenua a acidez do estômago.

Aqui sou apenas um forasteiro. É bom assim. Não sei como me concebem. Sou um livro sem preâmbulo. Sem meio. Quiçá sem fim!

Inebriado com a beleza da paraense cor de jambo. Ela desfila despretensiosa pela rua. Saltitante. Nem sei se ela tem cor de jambo. Foram as palavras sussurradas pelo feirante que ficaram registradas na minha memória. Ecoaram. Agora jorram, abruptamente, feito água da fonte.

“Você também aprecia”, provoca o companheiro da mesa ao lado. “Buliçosa, suculenta como o caruru, meu patrão”. O cidadão, traquina, persiste em mais uma invectiva.

Saio trôpego em direção à casa dos meus familiares. Perco-me nos caminhos tortuosos dos meus desejos. Labiríntico.

“Rabo de saia tem em cada esquina”, admoesta o meu tio. “Não vá mexer em vespeiro”. O Ministério do bom-senso adverte. Insídia. Embuste paraense.

O cenário político local em chamas. Retratos de uma guerra local. Briga de caciques políticos. Cassações efêmeras.

Distancio-me das contendas políticas. Melhor não me envolver. Vou tecendo os fios de retalhos. Enigmáticos.

Aproximo-me timidamente. Balbucio versos indecifráveis. Alpínia era o nome dela. Nome de planta. Bela como a flor. Flor do paraíso amazônico. Vênus paraense.

Curtam no Facebook a nossa Fan Page:
https://www.facebook.com/papopetiscoepinga

Comentários

  1. Muito bom o texto, li rapidamente e fiquei curiosa em saber quem era a Alpínia! bj

    ResponderExcluir
  2. Grande Gustavo, parabéns o conto parte I, ficou ótimo. Pelos relatos suas férias no norte foram melhores ainda hein! Teve papo, petisco, muita pinga e agora apareceu a Vênus paraense!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Leitura boa Gustavo! Vamos aguardar as outras partes.

    ResponderExcluir
  4. e ai rolou uma polinização ou não?

    ResponderExcluir
  5. Oi, Gustavo
    Queria colocar um comentário no blog, mas ainda não aprendi a fazer isso. Que lindo!!!!!!!! Achei esse seu melhor escrito. Amei as palavras, o suspense, a história. Deslumbrada.
    Fabiana Muricy de Melo
    English Teacher

    ResponderExcluir
  6. E aí, Gustavo, genial !!! Bacana essa crônica,bem descritiva de impressões e imagens.Desconhecia esse seu talento para a arte literária.Luiz Carlos

    ResponderExcluir

Postar um comentário